Descrição
Comummente, o ser humano experiencia ao longo da sua existência, pelo menos um episódio semelhante àquilo que são pensamentos obsessivos ou até mesmo comportamentos compulsivos, no entanto, estes não são recorrentes ou persistentes e de igual modo não interferem significativamente com o quotidiano dos sujeitos. Porém, a perturbação obsessivo-compulsiva, surge como uma patologia revestida de uma heterogeneidade de sintomas, cuja etiologia permanece ainda num terreno obscuro, com muito para desbravar.
Apesar disto, o mundo tem assistido a diversas alterações no modo de encarar a doença psicológica, convergindo todas elas no caminho que se pretende seguir no futuro, o caminho da compreensão e da prestação de adequados tratamentos. Mas apesar do aumento da divulgação do tratamento da perturbação obsessivo-compulsiva na última década, a maioria das pessoas que padecem desta doença não têm recebido o tratamento adequado às suas necessidades.
Posto isto, o presente trabalho visa a exploração dos diversos aspectos relativos à perturbação obsessivo-compulsiva, desde a sua caracterização até à apresentação das diferentes terapias, culminando na elaboração de um plano de intervenção estruturado em sessões.