Custódio Ramos
Custódio Ramos
previous arrow
next arrow

Custódio Ramos

Custódio Ramos nasceu no Cercal, Alentejo, Portugal, no dia 23 de junho de 1938 (se bem que o registo oficial mencione como data de nascimento 27 de junho de 1938). Filho de Maria Francisca e Inácio Ramos, cresceu nos campos alentejanos como o petiz mais novo de sete irmãos. Os seus pais eram camponeses que trabalhavam na agricultura para alimentar os seus filhos, sem nunca terem saído para
outro local.

Em tempo de serviço militar obrigatório, Custódio Ramos teve de deslocar-se do espaço recôndito da sua “aldeia” natal. Época de abertura pessoal ao mundo, o que lhe permitiu, já em adulto, fazer a escolaridade básica e usufruir de novas experiências de vida. Posteriormente, emigrou para a cidade de Lisboa, levando consigo a rapariga da sua “terra”. Estavam apaixonados, casaram, e constituíram família.

Custódio Ramos trabalhou 32 anos na indústria metalúrgica, nos arredores da Capital.

Parte da sua inspiração veio da sua vida familiar e das terras alentejanas onde nasceu. A sua escrita reflete um estilo de poeta popular português, com forte conteúdo emocional. Integrou os autores de quatro coletâneas:
– “Pai e Mãe”, 2017;
– “Mulher”, 2017;
– “Espontâneos de Natal 2018”, 2018;
– “TertuliAna III Antologia – Poemas Dispersos”, 2019.

Livros Publicados

Dê asas às nossas publicações